domingo, 7 de dezembro de 2008

livres porem enclasurados!!!

LIVRES POREM ENCLASURADOS

TEXTO AUREO: Samuel 8


1
Ora, havendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.
2
O seu filho primogênito chamava-se Joel, e o segundo Abias; e julgavam em Berseba.
3
Seus filhos, porém, não andaram nos caminhos dele, mas desviaram-se após o lucro e, recebendo peitas, perverteram a justiça.
4
Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram ter com Samuel, a Ramá,
5
E lhe disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos. Constitui-nos, pois, agora um rei para nos julgar, como o têm todas as nações.
6
Mas pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei para nos julgar. Então Samuel orou ao Senhor.
7
Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles.
8
Conforme todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até o dia de hoje, deixando-me a mim e servindo a outros deuses, assim também fazem a ti.


Estamos vivendo um contexto de liberdade exterior onde o estar livre quer nos dizer, podemos ir e vir para todos os lugares, fazer o que nos apraz e atisfazer o nosso ego, não diferente de uma sociedade antiga onde os homens por mais abençoados que fossem estavam sempre a buscar a liberdade própria do seu querer.

Tempo de sociedade moderna, livre, egocêntrica, aberta a psico-adaptaçõesdo meio (adptarmnos as coisas que estão mais na nossa percepção de condições de pegar-mos).

Sem barreiras para as coisas que nos apraz.

Dizemos que somos livres, estamos indo e vindo para onde quer que a nossa vontade assim determine.

Namoramos, ficamos, casamos,bebemos, dizemos,fazemos e nunca nos satisfazemos.

Estamos assim e ai daquele que diga, não, isto não pode!

É citado de carreta, intransigente, fora de época, e muito mais!

A sociedade o coloca fora do rol de amigos!

A tudo isto falamos que é ser livre.....

Sempre falamos que ser livre é o aspecto natural do que odicionário fala que é!

[Do lat. liber.]
Adj. 2 g.
1. Que pode dispor de sua pessoa; que não está sujeito a algum senhor (por oposição a servil, escravo): 2
2. Que não está privado de sua liberdade física; que não está prisioneiro; solto: 2
3. Que teve absolvição de crime ou delito: 2
4. Desprendido, solto: 2
5. Que tem o poder de decidir e de agir por si mesmo; independente: 2
6. Que goza dos seus direitos civis e políticos: 2
7. Cujo funcionamento sem coerção ou discriminação é garantido por lei: 2
8. Sem formalidade, obstáculos ou proibições; autorizado, permitido: 2
9. Dispensado, desobrigado, isento: 2
10. Desprovido, privado, isento: 2
11. Desembaraçado, disponível, desocupado: 2
12. Desimpedido, desembaraçado: 2
13. Que não está casado.
14. Desregrado, descomedido, licencioso: 2
15. Espontâneo, natural: 2
16. Que não tem limites; imenso, infinito: 2

Porem estamos sempre trazendo em uma realidade não muito distante do que vivemos este aspecto de liberdade , muito embora estejamos presos em cárceres que nunca ainda nos libertando , porem vivemos uma liberdade exterior e uma prisão interior.

Assim foi com o povo que tinha em suas mãos os milagres que DEUS assim oferecia , no entanto desde a saída do Egito o povo ainda caminhava com o aspecto de presos em seus interiores , murmurentos questionadores e muito mais.

Foi assim desde a descida de Moises do monte quando da entrega das tabuas da lei e o bezerro de ouro estava ali já feito e sendo adorado.

Porem ali houve alguém que se preocupou com aquele povo e não deixou que DEUS os fulminassem e acabassem com eles:

10
Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
11
Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: ç Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
12
Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra?. Torna-te da tua ardente ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo

Havia ali este homem , preocupado com o bem estar de um povo:

Livrando das inquestionáveis e desagradáveis tristezas que o povo fazia com que houvesse no coração de DEUS.

Mas tarde porem houve na vida deste mesmo povo uma historia onde DEUS deixou que a vontade deste povo fosse realizada para que então este mesmo povo não pudesse falar que DEUS não vos tinha atendido.

5
e lhe disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos. Constitui-nos, pois, agora um rei para nos julgar, como o têm todas as nações.
6
Mas pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei para nos julgar. Então Samuel orou ao Senhor.

Havia li nada mais nada menos do que o desejo de ser livre.

Estar debaixo agora da vontade humana e não da vontade de DEUS.

Estar debaixo da vontade humana e estar debaixo da vontade carnal e fazer a vontade de nossa alma , nos conduzindo as maiores e sem tamanha estripulias.GALATAS 5:13

13
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros.

Chamados a uma liberdade interior onde depois que temos a convicção do que o nosso DEUS é provedor de fazer em nossa caminhada , não mais estejamos nos questionando sobre tantas prisões , tantos trauma s, medos e conseqüentes questionamentos de rancor e ódio presos em nossa mente .

Deixamos de explorar o território mais complexo que o SENHOR deixou para que através dele viéssemos ter e mais importante a “ser” livre , embora livres com a condição de “LIVRES EM CRISTO JESUS”

Afinal ser livres em nossa própria convicção nos deixa com desejos dos quais foram falados pelo apostolo aulo em carta aos gálatas, nos levando a cometermos os mais variados dos prazeres da carne:

19
Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
20
a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
21
as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

Aquele povo estava querendo agora estar mesmo debaixo de autoridade que não fosse à de DEUS:

Quantas vezes estamos querendo esta liberdade e nada mais , apenas vamos ao encontro de DEUS por estarmos com algo exterior , onde a humanidade esta preocupada em que nada nem ninguém veja, esta e a síndrome dos dias atuais.

Porem aquele povo juntamente com aquele que foi colocado por Rei teve suas ascensões e também suas decepções .

Povo que viveu sempre agora preocupado com o estereotipo e nunca com o quadro interior daquele que foi levantado Rei .

23
Correram, pois, e o trouxeram dali; e estando ele no meio do povo, sobressaía em altura a todo o povo desde os ombros para cima.
24
Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor escolheu: Não há entre o povo nenhum semelhante a ele. Então todo o povo o aclamou, dizendo: Viva o rei;


Talvez haja dentre vos algo assim que tenha capa muito bela , porem deva haver interior , diz à palavra que Saul reinou e teve varias vitórias , porem na hora de uma posição de fé , houve retrocesso e hora chegou que vemos este mesmo povo que se dizia livre ficarem enclausurados em seus medos:
13
Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente; não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou. O Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;
14
agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.


Há horas que DEUS assim procedera porque ele conhece o nosso profundo e escondido , sabendo desde nossas entranhas o que se passa em nosso ser :

10
Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

Estamos sempre desejosos de estar nos caminhos do SENHOR , porem temos tido atitudes de Saul , contrarias ao que DEUS tem querido em nossa caminhada.

Mas tarde DEUS levanta um jovem que nunca havia de se pensar que este pudesse ser aquele que tão bem mostra como devamos enfrentar as clausuras da vida , foi ele que esteve em cavernas e foi ele que foi perseguido por este mesmo Rei , teve a chance de matá-lo , no entanto não o matou, buscou em uma providencia divina e com certeza a conseguiu.

Este mesmo homem recita e diz :

“elevo meus olhos ao monte de onde me virá o socorro, meu socorro vem do senhor que fez os céus e a terra”

Este mesmo declara que devamos olhar apenas para o SENHOR e que em qualquer situação DEUS estará nos orientado , seja através de seu “cajado ou ate mesmo por sua vara trazendo alento e também correção”.

Para encerrar quero dizer a vocês que há alguém muito especial que quero apresentar a todos vocês , às vezes achamos que o conhecemos porem estamos levando conosco algumas bagagens desnecessárias para a nossa viagem e este homem nos diz nesta noite :Mateus11

28
Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
30
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.

João 8
36
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.




Encontre-se com esta liberdade nesta noite deixe-se livre para encontar-se com Jesus e nunca mais algo ou alguém querer te condenar.

Afinal “nenhuma condenação há para os que estão em CRISTO JESUS, que andam segundo o espírito e não segundo a carne”.................

Nenhum comentário: