segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A LOUCURA DO CHAMADO!!











A LOUCURA DO CHAMADO, VAMOS FAZER UMA VIAGEM?



Texto Áureo: Mateus 10:1(a);9;10
"1 - E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
9 - Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
10 - Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento." 



         Um convite , uma proposta , uma viagem sem rumo sem destino sem promesas visíveis, mesmo que as palavras soem no inicio muito maravilhosas, mas estas eram palavras de quem queria convidar para uma viagem dos sonhos e que sonhos que pareciam a primordio maravilhosos  cheios de pompa ou de satisfação, porem em todo caso logo após viria o relato de que para estas coisas acontecerem primeiro deveríamos ir em busca do desconhecido em busca do que era anormal.
         Sim em busca dos anormais e por que não dizer dos insanos,loucos e desvairados ate porque os que chamados foram de normais nada tinham eram todos cada qual com suas características  assim foi com o convite dos doze. Jesus adotou um perfil de grupo completamente eclético. Tinha um descrente (Tomé), um prestativo (André), um traidor (único discípulo da Judéia – Judas[1]), uns “nervosinhos” (Tiago e João – filhos do trovão), um terrorista (Simão o zelote – que era um partido terrorista como o HAMAS na palestina atual e que lutava contra a dominação romana), e um traidor da pátria (Levi/Mateus – cobrador de impostos). Todos com sua potencialidade e todos com seus defeitos. Tal escolha de Jesus deve consolar o nosso coração e animar a nossa caminhada de fé! Acho difícil que numa igreja tenha tanta gente “ruim” como esses 12 homens do Mestre. Há esperança no discipulado para mim e para você! Há esperança de que alguns dos que estão conosco desejem seguir a viagem proposta pelo mestre?
Muitas vezes estamos tão revestidos da normalidade das nossas vidas das pseudos verdade que nos acompanha  que sempre achamos que seremos nós que estaremos entrando nesta caravana que o mestre convida para ir avante.
Muitas vezes disfarçados das nossas intelectualidades, das nossas convicçõessomos ate mesmo professores de uma sociologia intrínseca  onde ser bondoso basta ser colaborador das causas carentes basta  e na verdade “o chamado” vai alem das nossas convicções de normais ele vai ao ponto de nos considerarmos loucos para seguir quem nos promete algo que nem sabemos o que é ou aonde vamos.
         É na verdade este que nos convida para esta viagem, para este chamado, para compra de um sonho que não tem preço, não tem nenhuma relação com o físico ou com o palpável , mas muito mas pelo contrario nos promete a possibilidade de embarcarmos em uma viagem onde nela nos caminhos dela encontraremos a possibilidade de estilhaçar os nossos paradigmas,organizar a nossa mente quanto as normalidades de achamos que temos.
Estamos sendo chamados para fazer uma viagem e comprar sonhos que não esta a venda em um guinche de agencia de turismo ou um sonho que seja aqueles que passam em nossas mentes quando somos perguntados ,”quais os seus sonhos”, as casas,os carros,a felicidade da minha família,a minha restauração, não esta viagem estes sonhos vão muito alem da normalidade vai muito alem do que parece simples.
A viagem e os sonhos tudo começava a partir não de um ponto final em nossas historias ou nas historias dos que seguiram ao mestre, mas tudo começava pela venda do bilhete principal “uma vírgula” nas nossas historia para que a partir daí tudo começasse, sim começasse uma nova historia.
Vendendo coragem para os inseguros, ousadia para os fóbicos, alegria para os que perderam o encanto pela vida, sensatez para os incautos (desprevenido), critica para os pensadores.
Sim, pois em muitos momentos de nossas vidas estamos como semideuses nos achando que por causa de nossas condições sociais, intelectuais e espirituais nada e nem ninguém poderá me ajudar sentimo-nos na verdade pesados controlados por nós mesmos e necessitamos desta viagem rumo a “loucura dos sábios”.
Como na verdade podemos seguir ou comprar algo  de quem não vemos ou não conhecemos tão de perto.
Vamos fazer esta viagem rumo ao desconhecido! Vamos ser vendedores de sonhos e viver os sonhos que podem nos fazer diferentes.

Três coisas que devemos fazer para esta viagem:
Primeira coisa Admirar ao que seguimos.
A admiração é mais forte do que o poder e nunca será possível seguir alguém se não houver admiração por este alguém, o carisma é mais intenso que as pressões e olhar para o autor do chamado é ver um homem admirável que não olha para as qualidades exteriores mas naquilo que poderá se tornar aquele a quem convidou.
Porque muitas vezes somos poços de informações e de conhecimentos, mas as pessoas nos rejeitam por sermos pessoas secas chatas, sem sabor por sermos tudo o que não devemos ser. Aquele ao qual devemos seguir é aquele que nos convida procurando saber  dos nossos documentos, da nossa RG ou de nosso registro  de pessoas físicas , não ele quer saber: quais os nossos sonhos?
Por isto se torna admirivavel, nos confronta com perguntas e não com imposições  e isto nos torna capaz de decidirmos o que queremos ser  e como devemos realizar os sonhos  que brotam de nossos corações.
Precisamos perder o medo de dizer a alguém que ele é importante em nossas vidas, de olhar para as pessoas e querermos nos espelhar nestas pessoas. “Porque muitas vezes o medo e a solidão de nossos pensamentos furtam as nossas emoções”  na maioria das vezes estamos treinados para ser normais e não loucos.
Em segundo lugar precisamos desengessar a nossa mente:
Encontrar-se com nossas fraquezas, com nossos defeitos, tirar a mascara, o disfarce da normalidade.
Por muitas vezes existem distintas oportunidades de enfrentarmos as nossas crises e na verdade nos deparamos  com a frustração e a dor  e não temos coragem de sair da normalidade de sair do “caixote de ideias” que temos preparado em nossos bolsos virtuais.
Em meio as lutas procuramos sempre nos obscurecer sempre mais e mais ao invés de brotar d dentro de nós a loucura de rodopiar,dançar e declarar o nosso amor aos céus estrelas e  aos que nos cercam e nos alegrarmos com os que vencem para juntos contagiarmos   a felicidade dos loucos. É dentro das vitorias que temos que ao sairmos dos abismos não atentamos para demonstrar a verdadeira alegria de sobreviver em meio a selva dos normais.as vezes quando vemos pessoas rodopiando de felicidade  somos feridos em nosso orgulho, a festa é nossa , mas estamos cabisbaixos tristes.
Precisamos ver a vida como o mestre nos ensina a cerca da ovelha perdida quando um consegue vencer é para haver festa, pois um na matemática dos loucos é maior que mil.
As vezes somos “normais” e como muitos normais nossa loucura esta oculta, disfarçada e precisamos ser loucos espontâneos.
Os normais são tão famintos de emoção que quando os loucos os ajudam a tirar o gesso das suas mentes eles relaxam e brincam como crianças. “por isto digo quero ser como criança...)com isto veremos homens de gravata dançar, mulheres de longo pular, cantar e crianças cair na alegrai da existência.

“A condição do chamado é não ser são”
Marcos 2:17
"17 - E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento."
"Não vim para os sãos; vim para os doentes"
Imagine se um doente chegasse no hospital e o plantonista dissesse a ele que ele só poderia se internar se ele estivesse iniciando seu processo de recuperação? Estranho, não é?? De fato, o Amor de Deus é tão grande que atinge todo o ser humano por mais perdido que ele esteja, por mais distante que ele esteja. A declaração de Jesus: "Eu não vim para os sãos, vim para os doentes" deixa bem claro o seu desejo de agregar o doente e não de distanciá-lo.
Infelizmente nós vivemos numa cultura tão seletista que muitas vezes nós, cristãos, ainda que inocentemente, nos tornamos um tanto quanto excludentes. PEço perdão a Deus pois muitas vezes eu sou assim. Muitas vezes admiramos, pregamos a atitude de Jesus para com a mulher adúltera (João 8. 1-10) mas, fugimos do que ele realmente quis nos ensinar. Hoje, temos os homossexuais que são tão recharçados por alguns setores da sociedade. O que faria Jesus, se estivesse diante de um homossexual?? Sem dúvida agiria como agiu com a Mulher Adúltera. Ele diria: "Eu não te condeno, no entanto vá e não peques mais!!". A mensagem do Evangelho não deve ser mascarada, mas também não deve ser desumana, porque Jesus se tornou humano, sentiu nossas dores e a dor daqueles que sofrem, das minorias, dos publicanos, mas sem deixar de pregar a VERDADE. Verdade sem Graça afasta; por isso Deus derramou sua Graça e seu Amor em nossos corações (Romanos 9.5).
Será que nós temos noção do que é ter o Amor de Deus em nosso Coração? Olhe isso:
"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5.8). Deus amou. Nos amou quando nós ainda éramos pecadores. Ele não esperou que estrássemos para a Igreja, ele não esperou que começássemos a ser evangélicos, que começássemos a dizer a Paz do Senhor, aleluia Irmão; ele nos amou antes disso. O interesse de Deus era amor, O Amor não busca seus próprios interesses, conceitos e preconceitos. O Amor olha o homossexual, a lésbica,o heterossexual, o psicossomático, o humilde, o soberbo, o desviado, o congregante,o politicamente correto, o politicamente incorreto, todos da mesma forma. Sabe por que? Porque todos são pecadores destituidos da glória de Deus. Todos se extraviaram, se fizeram inúteis porque herdamos essa natureza que nos afasta de Deus, que vira e mexe nos leva a ter atitudes que são contrárias ao que Deus planeja pra nós. Quem nos livrará dessa natureza maléfica? Somente o Poder de Deus; somente o Poder de Deus tira a máscara que nos faz muitas vezes querer parecer melhor do que tantas pessoas quando na verdade não somos. Somente aceitando que eu não posso me salvar, que eu sou pecador e só por meio de Cristo poderei alcançar a Vida Eterna, que ele me substitui enquanto homem na Cruz para que eu tenha acesso á Paz com Deus, e que boas ações ( por mais que eu me ache bom) não me levam à Vida Eterna. Somente Cristo, amigo. Ele veio para todos nós, doentes humanos, e não para os que pensam que são sãos.

Muitos dançam sobre o solo,
Mas não na pista do autoconhecimento.
São deuses que não reconhecem seus limites.
Como poderão se achar se nunca se perderam.
Como serão humanos se não se aproximam de si?
Quem são vocês? Sim, digam-me, quem são?
Na maioria das vezes são os normais, os pseudos curados que questionam a maneira que o mestre trabalha eram eles no passado e são eles hoje.
São aqueles vazios entediados, ansiosos, inundados de tranquilizantes, que não se humanizam forma seus grupos seletos que morrem um pouco a cada dia e não conseguem  dizer que estão a beira da morte.
“Aqueles que não busca filosofar na vida apenas vivem na superfície da historia.”
  Sem sonhos os monstros que nos assediam, estejam eles alojados em nossa mente ou no terreno social ou eclesiástico da nossa vida nos controlarão. Por isto o objetivo fundamental dos sonhos e das viagens que somos convidados a fazer não é o nosso “PSEUDO SUCESSO”, Mas sim  nos livrar do fantasma do conformismo. Por isto encerro dizendo:
Romanos 12:2
"2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."     

Pr Kennedy