quarta-feira, 24 de setembro de 2008

CUMPLICIDADE!!(estudo para casais)


CUMPLICIDADE: (estudo de casais) 23/09/2008- terça feira.



TEXTO PARA ESTUDO:

(Gênesis 2:7) - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

SER CUMPLICE, O QUE SERA ISTO, SERA A MESMA COISA QUE TER CUMPLICIDADE?

Desde os mais remotos tempos em que a criação foi formada que já ali DEUS queria uma cumplicidade com o ser vivente que desde ali ele já havia de AMAR tanto a ponto de ter que mandar o seu próprio filho para que esta raiz não deixasse de existir.

O que seria cumplicidade ou mesmo ser cúmplice?

Ser cúmplice é na verdade o ato de ser co-autor de algo ou de alguma coisa.

Bem vemos em alguns filmes ou ate mesmo em algum noticiário (principalmente policial) vemos esta palavra em evidencia.

Ela define que alguém se colocou como tendo a mesma opinião com o fato que se evidenciava no momento ou mesmo que não tivesse tido a mesma opinião foi complacente com o fato.

Deus nos criou e os três (PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO), foram donos de uma mesma opinião para nossa criação.

É bem verdade que esta decisão já existia quanto a uma geração que haveria de ser eleita como “povo eleito de DEUS”

(I Pedro 2:9) - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Vemos claramente que a cumplicidade de DEUS em nossas vidas foi evidenciado pelo fato de ter mandado seu próprio filho por “AMOR” de nós.


(João 3:17) - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Se olharmos para a primeira instituição criada por DEUS (A FAMILIA) veremos claramente que ela seria por perpetua e com uma finalidade que se houvesse ali um cumplicidade, que na verdade houve, mesmo sendo de forma grotesca e para o lado que não deveria ter ido.

SENDO UMA CARNE:

(Gênesis 2:24) - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Vendo que agora uma só carne havia ali por desejo do SENHOR uma só pessoa, ou seja, ali havia uma cumplicidade, ou seja ambos falavam a mesma língua e tinham os mesmos propósitos pois não haveria de apartar-se os dois homem e mulher.

EPOCAS ATUAIS:

Vemos claramente que nas épocas de hoje isto torna-se banal ao ponto de que jovens se casam mais já se colocam como que com uma barreira entre os dois , “pois caso não dê certo é só separar”, este é o paradigma que se surge diante de uma sociedade que não estabelece vínculos de cumplicidade .

Vínculos estes que não atentam para o que na cerimônia de casamento é tão bonito e prioritário para aqueles que estão casando como sendo apenas uma maneira de amostragem para o publico que ali se segue.


Vemos casamentos destruídos por falta de conjunto e de espontaneidade entre os conjugues, pois ambos não se colocam como se deixando abrir mão de suas opiniões e de seus próprios egos interiores, ou seja, os seus próprios desejos.

SINDROME DOS DIREITOS IGUAIS:

Estamos vivendo um momento terrível de cassação de direitos iguais que na maioria das vezes extrapolamos estes direitos que por hora até são conquistados, conquistados pela modernização absoluta que envolve o mundo moderno de um estereótipo que alavanca as nações capitalistas e de uma forma muito contundente abrange os lares e os casamentos de forma avassaladora, destruindo casais que prometeram, no altar juras de “AMOR PERPETUO”, apenas ali naquele momento e às vezes por um breve espaço de tempo.

Mas nas primeiras horas de desbravios acontecimentos se esvainecem de questões prioritárias tanto para um quanto para o outro, quero dizer que na maioria das vezes quando os nossos desejos não são conquistados deixamos e lado “as juras de amor” e não lembramos de ser cúmplices um do outro, perdendo para poder ganhar nesta relação que ao invés de ser prazerosa passa a ser agora tão drástica de ser vivida.

JESUS como DEUS não olhou para isto , mesmo tendo todos os direitos que havia de serem seus pois era ele o próprio DEUS assim nos fala o apostolo Paulo quando escreve aos Filipenses.

(Filipenses 2:5) - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
(Filipenses 2:6) - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

As vezes perdemos de estar bem um com o outro pelo fato de nossas vontades próprias serem maiores do que o desejo de sentir-se bem com o conjugue.

Sendo assim perde-se de ter uma vida familiar dentro dos padrões de qualidade de vida saudável.

Entrando ao invés de um matrimonio saudável uma vida cheia de desafetos e desconfortos, onde3 nem um nem outro de deixa abrir mão de seus direitos.

Quais seus direitos? Será que os seus não terminam onde os do seu conjugue começa?

Pense nisto!

CUMPLICIDADE GERA VIDA AGRADAVEL! (Isaías 43:2) - Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Saber que quando cúmplice um do outro se vê claramente que as decisões são tomadas não apenas para agradar a apenas um, mas sim para satisfazer o lar e o casal.

Assim haverá de ter harmonia na casa e nas demais coisas que o casal divide dentro de seu tempo.

Vemos que ser cúmplice um do outro não trás desconfianças, mas sim segurança, pois assim como você se comporta o outro também deveras se comportar diante das circunstancias que virão pela frente.

Pois nas condições de cúmplices vemos claramente que um estar ligado ao outro pelas suas ações e reações.

Sendo as ações e reações elas estando claramente relacionadas quanto ao fato desta cumplicidade.

Se olharmos pela palavra vemos claramente um DEUS que cúmplice de nossas vidas e andando em cumplicidade com nosso amanha, para nos dar o melhor pede para que nós também andemos em cumplicidade com sua vida(JESUS) e com suas escrituras.


(João 15:7) - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Vemos que estas palavras nos dão um alento de que quando estamos cúmplices em prol de uma mesma razão colheremos apenas coisas que serão aprazíveis para nós.

Neste terreno cultivável que é o terreno do ser apenas um, do conviver, de estar juntos, nunca deixe que as sementes que teem raízes cheias de magoas, ódio, inveja injurias e tantas outras raízes do mal façam parte de seus dias de plantio e de conseqüentes cultivos.

Ao invés disto queira cultivar nos solos de sua existência e de seus dias de tanto “AMOR” apenas situações que frutifiquem com frutos de satisfação!

Se plantarmos confiança em nossa relação matrimonial colherá confiança!
Se plantarmos “AMOR” colherá “AMOR”!
Se plantarmos satisfação vamos colher prazeres!
Se plantarmos carinho, vamos colher frutos de carinho!
Se plantarmos perseverança iremos colher persistência!
Se plantarmos risos iremos colher sempre alegria!
Se plantarmos a vontade de estar sempre do lado da pessoa amada sempre assim estaremos!
Se plantarmos palavras de amor sempre escutaremos aos nossos ouvidos palavras doces como o açúcar!
Seja fiel aquele que te chamou e ele te fará fiel a suas conquistas!!!!

JESUS TE AMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!