sexta-feira, 15 de outubro de 2010

QUAL TEU PEDIDO?








QUAL TEU PEDIDO? QUER OUVIR DEUS FALAR?
Texto áureo: (Daniel 9:1-3  --  II  Reis 2:1-14)

Vivemos dias difíceis em que o mundo se assola em tristezas e lutas emocionais, mundo este que tem um alto índice de procura a hospitais e a consultórios de psicologia e de psiquiatria.
Mundo que se desenvolve em meio às truculentas maneiras de agir e pensar da humanidade sempre em busca das soluções onde estas soluções são para casos normalmente “próprios” casos que são nossos e não dos outros, nos angustiamos e ficamos tristes pelos problemas e dificuldades que nos atingem e buscamos normalmente na hora errada e em pessoas erradas a solução para os desígnios que hora se apresentam para nossas vidas.
Vemos os hospitais e que hospitais!
Se encherem dia após dia de pessoas nos seus corredores, classifico como hospitais as Salas de consultórios das diversas especialidades onde cada qual atuando em sua área, sim, pois em situações de angustia e dor emocionais elas passam a coagir de forma muito forte em todo organismo do ser humano.
Vemos pessoas que diante de crises existenciais elas tornam-se verdadeiros andarilhos pelos mundos dos  consultórios médicos e dos hospitais chamados “religiões”, andando por igrejas, terreiros de macumba, catedrais, apoteoses da Fé, cartomantes, tarólogos vivendo de quiromancias da vida e sendo atraídos pela oferta vasta de resolução dos mais variados problemas e dificuldade.
Sendo usado um vasto aparato de soluções para casos cada vez mais distintos, usam-se temas que vão desde:
Divorcio,Adultério,Depressão sentimental,Perda de bens.
Reatar casamentos desfeitos e por ai vai, são ofertas que são tentadoras para os que estão nas mais profundas solidões emocionais e espirituais, desatento ao que é o dia a dia do ser humano e ao que pode ser gerado diante de uma tentativa de resgate a uma vida plena e satisfatória.
Por isto precisamos estar bem atentos ao que queremos e o que está ao nosso redor, atenta as prioridades que se colocam a nossa frente onde uma delas e entender que não vivemos e sobrevivemos sos neste mundo que hora se encontra doente e jaz no maligno.
(I João 5:19b)    e que todo o mundo está no maligno.
Desejo estar atento a mensagem que DEUS nos  convida a resgatar que devemos olhar para as coisas do alto e não para as coisas da terra.
(Colossenses 3:2) - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Vemos claramente que devemos deixar de lado as nossas angustias e decepções e os problemas que estão sempre ao nosso derredor como forma de nos deixar atônitos e angustiados, perplexos, cabisbaixos e isto tudo nos deixando desatento ao que DEUS quer nos falar.
(Lucas 12:26) -  Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
(Lucas 12:29) - Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
Sabemos que estas situações como bem sabem existem e outras tantas também existem, mas estas são para que venhamos a olhar para o que pode e deve trazer paz e alento para nossas vidas, pois só ele é quem pode nos conduzir para a solução dos problemas.
(João 16:33) -  Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Mas como fazer para ouvir a voz de DEUS?
 VOCE SABIA QUE O QUE DEUS LHE PROMETEU ELE É FIEL PARA CUMPRIR O QUE LHE PROMETEU?
 Pois então saiba mesmo que dure um tempo que parece infinito para você as promessas de  DEUS  em sua vida chegará a sua tenda.
Assim foi com as orações do profeta Daniel, ele esteve atento as respostas de DEUS para sua vida e do seu povo.
(Daniel 10:4) - E no dia vinte e quatro do primeiro mês eu estava à borda do grande rio Hidequel;

Precisamos estar atentos a alguns pontos para que ouçamos a voz de DEUS.
Lembro-me bem a cerca da promessa de DEUS na vida de Abraão, como bem foi falado no culto passado e como tem sido vivenciada em minha própria vida, cada coisa que ele me prometeu chegando há “seu tempo” e não no “meu tempo”.
Que doa, gere tristeza, cause pânico, nos dê vontade de parar, caíamos em prantos, mas há um que nos consola e nos coloca a par de todas as promessas e nos da o refrigério, é ele JESUS CRISTO O SALVADOR ATRAVES DE SUA PALAVRA.
(Mateus 14:7) -  Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse;
(Hebreus 10:23) -  Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
(Romanos 1:2) -  O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras,
Bem sabemos que as coisas não são da forma e nos caminhos que achamos que devem ser os caminhos curtos e suaves na maioria das vezes, na verdade eles surgem como espinhos e depois tornam como rosa perfumada ate porque as rosas contem espinhos, mas a sua essência é deliciosa e matéria prima para os mais valiosos aromas.
(Isaías 55:8) -  Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Vemos claramente um homem se decidindo a ir à busca da sua resposta na verdade ele vem de uma oração onde fez acreditando que a quem ele pedira e se apresentará era fiel para cumprir.
Vendo desta forma e acreditando que já eram passados dias ele se volta a buscar em esperança no SENHOR a resposta das suas orações Daniel vai ate as margens do rio hidequel, que na verdade este mesmo rio fazia parte de um pedaço do “jardim do edem” (GN 2:14)  olho para este momento de Daniel e vejo como uma caminhada para o encontro com  DEUS  e o buscar face a face como foi com Jacó e com Moises  e muitos outros em busca de soluções , estes homens e outras tantas mulheres que se colocaram em busca de respostas buscaram no choro e apenas na presença de um só a solução de seus problemas , homem como Davi que mesmo tendo gerado graça aos olhos de Saul , logo após veio a ser perseguido e em diversas vezes acredito eu passou a estar angustiado pelo fato de não entender o porque da severa perseguição a ele quando na verdade em alguns momentos ele foi o responsável pelo ato de trazer o regozijo para o rei Saul.
Este mesmo homem Davi e o próprio Daniel trazem um fonte maravilhosa para crermos que o DEUS que nos prometeu ele será responsável em cumprir sua promessa.
(Daniel 10:2) - Naqueles dias eu, Daniel, estive triste por três semanas.
(Salmos 121:1) - LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
(Salmos 121:2) - O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
Estes dois nomes são nomes de quem falamos a cerca das promessas e do que aconteceu a cada um deles, mas vemos homens como Elias e Eliseu que não desistiram e foram em busca das promessas tendo como principio básico “a obediência”, afinal diz o  SENHOR:
(I Samuel 15:22) - Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Olhar para Daniel e Davi é ver uma situação onde vemos claramente a decisão de se prostrar em direção a um só altar ao altar de JESUS CRISTO. É olhar para estes dois profetas Eliseu e Elias e cumprir em obediência aquilo que DEUS determinou nas suas vidas como falou ao profeta Samuel a cerca de Saul.
(II Reis 2:1) - SUCEDEU que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias...
(II Reis 2:2) - E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel...
(II Reis 2:4) - E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó...
(II Reis 2:6) - E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão...
Muitas vezes vemos pessoas dizendo que somos loucos pelo que passamos e ainda assim não desistimos de andar pelos caminhos do SENHOR.
SER TAXADO DE LOUCO É ALGO QUE PELA PALAVRA NOS DEIXA CERTA DE QUE ESTAMOS NOS CAMINHOS CERTOS EM DIREÇÃO A BENÇÃO PROMETIDA E QUE SERÁ CUMPRIDA POR DEUS.
 (I Corintios 2:14) -  Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Para chegarmos a receber as promessas derramadas Por DEUS é necessário que entendamos:
(Jeremias 1:12) "Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir".
Precisamos estar ciente de que não é por causa de nossa necessidade nem muito menos por causa de nossos méritos que serão cumpridas as promessas na nossa vida , mas sim porque DEUS É DEUS  e nada mudará sua essência em que ele não muda.
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?" (Nm 23:19)





Em primeiro lugar: retire as pedras do lugar passe por Gilgal.
(II Reis 2:1) - SUCEDEU que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.
• Gilgal biblicamente sempre foi um lugar de guerras, combates e vitória. Lugar de pactos com Deus.
• Gilgal em hebraico significa: Pedras que rolam.
(Josué 5:9) - Disse mais o SENHOR a Josué: Hoje retirei de sobre vós o opróbrio do Egito; por isso o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje.
Há necessidade de olharmos para o que nos afasta de DEUS e faz com que os anjos malignos se coloquem diante de nossas vidas para brigar com os anjos bons.
(Daniel 10:13a) - Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias.
Não sei quanto tempo tem demorado para chegar, mas sei que ela esta a caminho.
DEUS enviará ajuda para os anjos que conduzem a sua benção pra lutar em seu favor e que ela (a benção) possa chegar ate o destino que é sua vida.
Daniel precisou olhar para o povo de Israel a destruição e se colocou como sendo aquele próprio povo e prostando-se a DEUS orou incessantemente
(Daniel 9:8) - Ó Senhor, a nós pertence a confusão de rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, porque pecamos contra ti.
Daniel reconhece e clama pelo perdão e pela misericórdia divina.
E nós o que estamos fazendo? Clamando pela misericórdia e tirando as pedras que encontramos diante de nossas vidas, orgulho, presunção, autismo e tantas coisas que surgem em nossa vida e não conseguimos nos desvencilharmos achando que estamos agindo certo e somos perfeitos em nossas convicções.
Precisamos andar por Gilgal para receber as promessas.



Em segundo lugar: precisamos passar por betel.
(II Reis 2:2a) - E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel.
• Betel significa em hebraico: Casa de Deus.
• É o lugar da consagração, da reflexão, da meditação. É o lugar onde se acha Deus.
• É o lugar da oração, onde nos encontramos com Ele, onde nos vemos nEle.
Daniel vai a hildaquel o rio cujo rio era desde o jardim do edem lugar de oração e  de reflexão com Deus, vemos claramente Daniel olhando para  DEUS  e insistindo em falar com  DEUS ,consagração e negação de seus prazeres este foi um dos pontos que Daniel se propôs para que as promessa que hora estavam retardadas pudessem ser rapidamente intercedidas por anjos intercessores e estas mesmas chegassem ao coração do profeta Daniel.
(Daniel 9:3) - E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para buscá-lo com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.
Daniel tem suas orações ouvidas e quando se dispõe a estar diante do SENHOR face a face.
É o lugar das lágrimas e do quebrantamento. É o lugar da entrega. Do descanso.
• Eliseu passou por Betel Daniel também, eu e você? Temos avaliado a nossa vida? Como temos vivido?



Em terceiro lugar: precisamos derrubar as muralhas que estão a sua frente.
(II Reis 2:4) - E Elias lhe disse: Eliseu fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó
Tem como significado vindo do aramaico e do hebraico o significado de “perfumado”, mas este nome nos conduz a vermos barreiras em nossa frente e atravessar muralhas que se colocam diante de nossas vidas.
Existem muitas muralhas diante de nossas vidas e por muitas vezes achamos que estas muralhas são pessoas que estão adiante de nós e que estão de uma forma muito direta em nossas vidas, porem nada disto acontece, olho para os muros de jerico e vejo as adversidades que estão a diante de nós.
Se olharmos para as características das muralhas de jerico que tinham em media seis metros de largura com dez metros de altura e construídos com tijolos largos e compridos e firmados com argamassa de lama calcaria (informação colhida da winkpedia do Dr. John Garstang arqueólogo palestino diretor da Escola Britânica de Arqueologia de Jerusalém e do Departamento de Antiguidades do governo da Palestina (1930-36)).
Vemos claramente as situações que se colocam diante de nossas vidas e as suas proporções porem nada disto pode interferir no agir de  DEUS  no cumprimento de suas promessas.
Isso nos faz lembrar que há oposição no caminho. Não é fácil, existe uma luta.
• É o lugar onde aprendemos sobre a necessidade de transpormos as barreiras. Saltar os impedimentos.
• É um lugar de quebrantamento porque sem isso não conseguiremos saltar as barreiras.
• É o lugar da dependência de Deus.
• Neste lugar Deus nos ensina a confiarmos a despeito das circunstâncias. Muitas pessoas gostariam de saltar estes caminhos.


Em quarto e ultimo lugar: passar pelo Jordão.
Precisamos passar pelo Jordão (v. 6)
(II Reis 2:6) - E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.
• O Jordão é um rio que separa e delimita o vale. É um lugar de descida. É o lugar onde perde-se aquilo que não foi dado por Deus. É o lugar da restauração sobre a rocha, a verdade, a transparência.
• Mas também é o lugar das maravilhas. Desce-se para subir. Aleluia! Aqui é o lugar da porção dobrada. É o lugar de receber.
• É o lugar da carruagem de fogo que eleva. É o lugar onde as águas se abrem.
• Quem chega ao Jordão passando por Gilgal, Betel e Jericó verão as promessas de Deus acontecerem.
• Eliseu acompanhou Elias por todas estas cidades veja o que aconteceu (II REIS 2:9-14).
• Tendo eles passado... Após, depois, logo após.. Não tardará a promessa. Prossiga no caminho.
Vemos claramente que o Jordão tem funções de resgate e de cura total para que através deste rio e das águas nos possamos estar diante de DEUS  pronto para receber as bênçãos , assim foi com muitos e será comigo e com você , quando alcançarmos o rio de água que corre na nossa frente e nos dispusermos a adentrar a ele sem medos e sem receios estaremos bebendo das promessa de  DEUS  E USUFLUINDO DELAS  EM TODA SUA PLENITUDE.
VEJA QUE APÓS DANIEL IR ATE O RIO ELE FOI VISITADO PELA VISÃO QUE DEUS QUERIA DAR A ELE E QUE COMO PROFETA PODESSE LEVAR PARA O SEU POVO O QUE DEUS QUERIA LHE FALAR.
VENHA VAMOS PARA OS BRAÇOS DE DUES E CRER NAS SUAS PROMESSAS E VIVER A PLENITUDE DO ESPIRITO DE DEUS, VIVENDO SEMPRE EM BUSCA DE ALGO MAIS:
VIVENDO,ULTRAPASSANDO,CONSTRUINDO E DERRUBANDO MAS SEMPRE NADANDO NAS AGUAS DO ESPIRITO.
(I Corintios 2:9) - Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviram, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
(I Corintios 2:11) - Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
• Eliseu acompanhou Elias por todas estas cidades veja o que aconteceu (II REIS 2:9-14).
• Tendo eles passado... Após, depois, logo após.. Não tardará a promessa. Prossiga no caminho.





Mensagem feita pelo pastor João Kennedy Sales de Araujo em 31/07/2010 as 10:37 hs

Nenhum comentário: