domingo, 16 de novembro de 2008

FRUTO DO ESPIRITO!!! QUARTO CAPITULO!!


" ESTE É UM POVO QUE ADORA AO SENHOR E RECEBE DOS ALTOS CEÚS OS FRUTOS DO ESPIRITO"







QUARTO CAPITULO----- OS FRUTOS QUE PODEREIS DAR---------


Texto áureo: (Gálatas 5:22) - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
(Gálatas 5:23) - Contra estas coisas não há lei.


Fazendo uma retrospectiva

Vimos que somos as videiras que o “SENHOR” deixou aqui para que os seus frutos fossem derramados através de seu povo que na verdade somos nós atualmente.

Vimos que poderemos ser jogados fora e ate morrermos de uma forma radical se não encontrarmos um novo nascimento em “JESUS CRISTO” se assim o encontrarmos acontece em nós podas que certamente doera um pouco , mas com certeza determinara frutos de melhor qualidade.

Vemos que há um comprometimento quando nos encontramos com “CRISTO”.

Comprometimento este que é a santificação!

(II Tessalonicenses 2:13) - Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;

Esta sendo a forma pela qual o crente torna-se parecido com “CRISTO”.

VIMOS QUE:

Existem três condições para frutificação espiritual; 1º lugar—se deixar levar pela poda feita pelo “PAI” (Deus); em 2º lugar---a permanência em “CRISTO”; em 3º lugar---deixar que “CRISTO” permaneça em nós.

Também existem três fatores indispensáveis para se poder colher abundantemente; 1º ---cultivar a comunhão com “DEUS”; em 2
º lugar---cultivar a comunhão com os cristãos; em 3º lugar---aceitar o ministério de lideres; em 4º e ultimo lugar – permanecer atento e vigilante as armadilhas.

Ao fim vemos que o “Fruto do Espírito” é composto de diversas virtudes, no entanto é o único que não pode existir separadamente.


Olhemos agora os frutos que como videira poderemos dar:


Partindo do principio onde vemos como exemplo maior o “NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”, mas ai poderia alguém sobressair com a expressão: mas “Jesus é DEUS”!

No entanto em (João 1:14) - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Vemos a ação de DEUS sendo derramada para nossas vidas.


Olhemos que em os todos os frutos vemos claramente os mesmos nas ações de “JESUS”, assim sendo vemos que poderemos ter em nossas vidas; Amor,Paz,Bondade,Vida longa,Benignidade,Fidelidade,Mansidão e Domínio próprio.

Sendo assim vemos que na verdade “CRISTO” é exemplo para nossa caminhada e nossos viver cristão com os frutos que nos é permitido através da ação do Espírito Santo de Deus!

No AMOR vemos ( o amor de DEUS em nossas vidas):

(Deuteronômio 7:8) - Mas, porque o SENHOR vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.

(Jeremias 31:3) - Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.

(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

(Romanos 5:8) - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.


Vemos ainda o AMOR DE CRISTO:

(João 11:5) - Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.

(João 15:12) - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

(João 15:9) - Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

Na “PAZ”:

(Lucas 10:3) - Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.
(Lucas 10:4) - Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.
(Lucas 10:5) - E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa.
(Lucas 10:6) - E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós.

(Romanos 14:17) - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.


Na “ALEGRIA”:

(João 16:24) - Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.

(Romanos 14:17) - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

(I Pedro 1:8) - Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;

Na LONGANIMIDADE:

Isaías 48:9ª--- Por amor do meu nome retardarei a minha ira,

(Romanos 9:22) - E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;

(II Tessalonicenses 1:4) - De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais;

(Romanos 8:25) - Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.

(II Corintios 1:6) - Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;

BENIGNIDADE E BONDADE ( os frutos gêmeos ):

(Efésios 5:9) - (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
(Efésios 5:10) - Aprovando o que é agradável ao Senhor.

Vemos que estes frutos são tão íntimos que é difícil de distingui-los, pois o que é bom consequentemente é benigno.

Estes dois referem-se muito ao “AMOR ao próximo”.


(Colossenses 3:12) - Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
(Colossenses 3:13) - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
(Colossenses 3:14) - E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
Na FIDELIDADE:

É RELACIONADO AO FRUTO DA CONFIANÇA:

É o fruto que é imprescindível no relacionamento do cristão com DEUS, consigo mesmo e com o próximo.

(Tito 2:10) - Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.

NA MANSIDÃO:


É considerado o fruto da obediência:

(Salmos 37:11) - Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.


(Mateus 5:5) - Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.



No Domínio Próprio.


(Provérbios 16:32) - Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.

(II Timóteo 1:7) - Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

(Tito 1:8) - Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;


Depois de vermos todos os frutos devamos começar uma busca desenfreada pelo exercimento de todos eles para que possamos colocá-los em pratica!




Nenhum comentário: